2024-01-26 (Susana Freitas)
A Gare Marítima de Alcântara recebeu a 24 de janeiro, a sessão de apresentação pública do Comité Nacional para a Década do Oceano (CNDO), com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030, proclamada pelas Nações Unidas, iniciou-se em 2021 sob o lema "A Ciência que precisamos para o Oceano que queremos" e encontra-se atualmente na sua fase de implementação, sob coordenação internacional da Nações Unidas através da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/UNESCO).
Esta Década tem como objetivo geral procurar soluções nas ciências e tecnologias do mar que sejam inovadoras e transformadoras, como suporte a um desenvolvimento sustentável, que ligue equitativamente as pessoas e o nosso oceano.
Com a missão de "promover e coordenar a ação de Portugal de forma que consiga dar resposta ao compromisso como Estado-membro da ONU, foi constituído, e ontem apresentado, o Comité Nacional, que, além de Luís Menezes Pinheiro (Professor Associado da Universidade de Aveiro), é coordenado por Maria João Bebiano (Professora Catedrática da Universidade do Algarve) e Telmo Carvalho (Vogal do Conselho Diretivo do IPMA) e integra uma comissão de aconselhamento e promoção de ações através de grupos temáticos.
Esta sessão contou com as presenças dos Ministros da Economia e Mar, da Defesa, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação, e dos Negócios Estrangeiros, bem como com intervenções do Secretário-Executivo da COI/UNESCO e de Sua Excelência o Presidente da República de Portugal.
Portugal, dada a sua História, vocação para o Mar, vastíssima área Atlântica sob a sua jurisdição e o seu papel de relevo e pioneirismo dentro da COI e Nações Unidas no que respeita à governação oceânica e proteção da biodiversidade, quer manter e exponenciar essa posição, assumindo destacável relevância no que respeita à investigação e governação dos oceanos, em particular para o Atlântico.
A representação formal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera neste Comité é assegurada pela Doutora Fátima Abrantes, sendo ainda o Vogal do Conselho Diretivo do IPMA um dos Coordenadores Adjuntos, do Comité Nacional para a Década do Oceano.