Sessenta dias de cessar-fogo? Onde é que se assina?
O quê? Não vai ser aceite? Pena... seria quase o fim de uma guerra, antes de eventualmente se começar outra. Eis a Dose Diária de hoje – há quatro anos, a China fechava a cidade de Wuhan (uns nove milhões, coisa pouca) para controlar a epidemia de COVID.
No Médio Oriente, o governo de Telavive jogou uma cartada forte: um cessar-fogo de dois meses (60 dias) em troca da libertação total dos reféns. E agora, o que vai o Irão, perdão, o Hamas fazer? É claro que recusará, mas qual será a justificação?
Do lado da guerra na Ucrânia, não é só Kyiv que suspira por meios para se defender do invasor russo – também os generosos membros da NATO, de tanto lhes fornecerem armas para combaterem em seu nome, ficaram com uma perigosa falta de munições.
Entretanto, em Ancara, será desta? O parlamento turco deverá ratificar hoje – mas calma, não é de pôr as mãos no fogo – a adesão da Suécia à NATO. Fica a faltar a Hungria para terminar um processo que está quase a completar dois anos.
Cá pelo burgo, a chamada Lei da Eutanásia foi aprovada pelo Parlamento em maio do ano passado e promulgada por S.Exa. o PR. Mas ainda não foi regulamentada, ou seja, o seu valor prático é zero. E até pode "morrer", passe a expressão, consoante o resultado das eleições.
'Scroll, logo existo' é o nome de um projeto de investigação na área das dependências e dos vícios. Dependência e vício da internet e das redes sociais. E os resultados deste estudo são deveras preocupantes.
"A sua pensão foi aumentada. Consulte o novo valor no recibo na Segurança Social Direta" – texto de uma SMS enviada a 2.7 milhões de pensionistas portugueses. Mais um 'scam' para enganar papalvos? Sim, de certa forma, mas... este é oficial. Foi mesmo enviado pela Segurança Social.
Do V Congresso dos Jornalistas, realizado no passado fim de semana em Lisboa, saíram várias conclusões: tudo se resume ao dinheiro (que não há) e formas de o obter, liberdade editorial que é cada vez mais uma quimera, a "ameaça" da IA e... ah, sim, uma greve geral ainda sem data marcada.
Nem de propósito, a redação do Dinheiro Vivo vai suspender os contratos de trabalho – à semelhança do que já foi feito no Jornal de Notícias e n'O Jogo – enquanto aguarda uma resolução do impasse que grassa na Global Media.
Hoje é dia de muita expectativa e de muitas unhas roídas: olhos postos lá longe, em Hollywood, toda a gente suspende a respiração até conhecer os nomeados aos Óscares.
Esta noite joga-se em Leiria a primeira meia-final da Taça da Liga. Independentemente do resultado, uma coisa está desde já assegurada: haverá um Sporting na final de domingo. De Braga ou de Alvalade, saber-se-á a partir das 19h45.
Até amanhã em mais uma Dose Diária.