Ciclo de Conferências Águas de Pedra
No próximo dia 6 de março de 2024, às 14h30, decorre em formato híbrido, a partir do Auditório da Associação CECHAP em Vila Viçosa, a sessão Água – Recurso Natural. Novas perspetivas do uso da Água, integrada no Ciclo de Conferências Águas de Pedra: Aproveitamento em tempo de escassez, organizado pelo Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Patrimónios (CECHAP), Universidade Aberta (UAb - CLA de Reguengos de Monsaraz e Delegação Regional de Coimbra), e Centro de Estudos Globais (CEG).
A inscrição na sessão é gratuita, mas obrigatória através do formulário em https://forms.gle/6RNmqH7YitHAokhFA. A iniciativa tem como destinatários técnicos na área do ambiente, ordenamento do território e da paisagem, estudantes e formandos, empresários do setor das mármores, bem como, todos os interessados na temática em análise.
O Ciclo de Conferências tem o objetivo de debater e sensibilizar os atores chave da "sub-região dos mármores" para soluções inovadoras no respeitante ao aproveitamento das águas de pedreiras. Dessa forma, ao longo do decorrente ano, colaboram para o evento um conjunto de especialistas e de atores chave para debate em torno do recurso água. A temática é particularmente importante nesta "sub-região" pela escassez em recursos hídricos, sendo os principais fatores de desequilíbrio o uso do território e as alterações climáticas, o que justifica a crescente preocupação com o abastecimento público. Ainda, no quadro dos objetivos de sustentabilidade da Agenda 2030, é essencial garantir a disponibilidade e a gestão sustentável de água potável para todos (ODS 6). Pelo que, torna-se necessário repensar o planeamento territorial e gestão integrada do recurso água tendo em vista o impacto positivo no abastecimento às populações e nas atividades económicas da região dominadas pela indústria extrativa.
Goste da nossa página em:
https://www.facebook.com/pages/CLA-Reguengos-Universidade-Aberta/184330478251495
Área de abrangência (concelhos):
Reguengos de Monsaraz, Mértola, Serpa, Beja, Moura, Barrancos, Vidigueira, Portel, Viana do Alentejo, Évora, Mourão, Alandroal, Redondo, Arraiolos, Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Elvas, Sousel e Campo Maior