Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos - Triplov INFO

Últimas

segunda-feira, 25 de março de 2024

Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos

Fotografia de um menino escravo em Zanzibar, em 1890, National Maritime Museum, Greenwich, London, England, Michael Graham-Stewart collection.

Neste artigo conheça o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos e o papel histórico das sociedades Africanas em diáspora na formação das nossas sociedades atuais.

 

A importância das culturas da Diáspora Africana para as sociedades contemporâneas levou as Nações Unidas a declarar 2015 a 2024, Década Internacional de Afrodescendentes, sob os temas Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Discriminação Múltipla.

As nações do mundo, particularmente as da Europa Ocidental e do continente Americano, foram assim chamadas pela ONU à sua responsabilidade de criar legislação no combate à intolerância, ao racismo e à xenofobia.

Ainda neste contexto, dia 21 de Março foi declarado Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e hoje, 25 de Março, assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos .