“Apenas” um é muito - Triplov INFO

Últimas

quarta-feira, 26 de junho de 2024

“Apenas” um é muito


 Mariana Carriço 

"Apenas" um é muito

Bom dia!

Dizer que em Portugal não há discriminação ou racismo é um erro. O racismo, a xenofobia, homofobia ou qualquer outra forma de discriminação existem e estão presentes em todas as classes profissionais e faixas etárias.

Assumir isso é necessário para que a mudança possa acontecer – e foi exatamente isso que a Inspeção-Geral da Administração Interna fez quando idealizou o Plano de Prevenção de Manifestações de Discriminação nas Forças de Segurança, em 2020, e o desenvolveu conjuntamente com a GNR, PSP e antigo SEF.

Não sei se se recorda, mas, em 2022, quando lançada a reportagem "Quando o ódio veste farda", quase 600 operacionais da GNR e da PSP foram assinalados por praticar crimes de ódio nas redes sociais. Destas centenas, resultaram 13 processos disciplinares.

Margarida Blasco e Anabela Cabral Ferreira, que estiveram ontem em Faro para a cerimónia de conclusão da formação de caráter nacional promovida pela IGAI, no âmbito do Plano de Prevenção de Manifestações de Discriminação nas Forças de Segurança, mostraram-se preocupadas em eliminar estes casos e assumiram dar continuidade ao plano.

Leia o balanço que foi feito e saiba o que poderá mudar daqui para a frente. 

Quem visitar o núcleo de Arte Sacra do Museu Municipal de Ferreira do Alentejo tem mais uma peça para ver, doada pelo embaixador da Bélgica em Portugal, Serge Wauthier.

Saiba do que se trata nesta peça sobre o fim de semana de abertura do Festival Terras sem Sombra. 

Ontem, o fogo numa oficina em Almodôvar fez três feridos e obrigou a evacuar um lar de idosos. Leia mais aqui.

Também esta terça-feira houve reunião do Conselho de Ministros, onde foi anunciada a transferência de «praticamente metade» do executivo para edifício da CGD; bem como o início de reforma da administração pública com poupança anual de 23 milhões e ainda que o atendimento sem marcação será obrigatório em todos os departamentos do Estado.

Os enfermeiros denunciaram esta segunda-feira que o hospital de Portimão tem «serviços encerrados há quase uma semana, sem que o portal da transparência o refira». Leia mais.

Tenha uma boa quarta-feira e fique connosco para saber todas as notícias.