Com satisfação, informo que Romance dos desenganados do ouro & outras prosas (poesia, 160 p.), de minha autoria, já se encontra disponível no site da Editora Faria e Silva/Grupo Alta Books (https://altabooks.com.br/produto/romance-dos-desenganados-do-ouro-outras-prosas/) e em todas as livrarias virtuais, incluindo a Amazon (17% de desconto): https://www.amazon.com.br/Romance-desenganados-ouro-outras-prosas/dp/6560250172.
O livro pode ser adquirido em papel ou em e-book.
Abaixo transcrevo mais informações sobre a obra e o autor.
Agradeço desde já a leitura e solicito a divulgação.
Um abraço fraterno do
Fernando Fiorese
E-mail alternativo: fernando.fiorese@ufjf.br
Sobre a obra
Em Romance dos desenganados do ouro & outras prosas, Fernando Fiorese revisita a história do Brasil da segunda metade do século XIX, tendo a Zona da Mata de Minas Gerais como lugar privilegiado. Nesta viagem lírica, exsurgem personagens, acontecimentos e paisagens que não frequentam as páginas da História Oficial. Os poemas narrativos (ou quase) reunidos nas 160 páginas desta obra instauram uma contracena que convoca, reúne e acolhe as vozes menores e anônimas dos atores silenciados ou excluídos nos registros históricos convencionais. E assim, intentam alcançar um plural de falas variadas e opostas que possa desvelar, ainda que apenas de forma fragmentária, elíptica e cumulativa, alguns aspectos sublimes e outros tantos miseráveis da civilização brasileira. Ao adotar uma visão de baixo do processo histórico, o poeta abre espaço e tempo para os testemunhos orais de personagens adversativas e complementares: do cronista de província à negra escravizada, do tropeiro ao maçom, do alemão migrado ao pároco.
Sobre o autor
Fernando Fiorese nasceu em 21 de março de 1963 na cidade de Pirapetinga, Zona da Mata de Minas Gerais. Reside desde 1972 em Juiz de Fora, onde exerce o magistério na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Dentre outros livros, publicou Ossário do mito (poemas, 1990); Corpo portátil: 1986-2000 (reunião poética, 2002); Dicionário mínimo: poemas em prosa (2003); Murilo na cidade: os horizontes portáteis do mito (ensaio, 2003); Um dia, o trem (poemas, 2008); Aconselho-te crueldade (contos, 2010, agraciado pela Fundação Biblioteca Nacional com a Bolsa para Escritor com Obra em Fase de Conclusão); Um chão de presas fáceis (romance, 2015, selecionado para publicação pelo Programa Petrobras Cultural – Edição 2012).
Poemas, contos e ensaios de sua autoria figuram em jornais, revistas, coletâneas e antologias publicadas no Brasil e no exterior (Argentina, Espanha, EUA, França, Itália, Portugal, Suíça etc.).
domingo, 23 de junho de 2024
New