Um novo lugar - Triplov INFO

Últimas

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Um novo lugar


 

Um novo Lugar


Continuamos a sonhar com o dia 21 de setembro e a preparar o momento em que se abrirão as portas do novo edifício e jardim do CAM. 

Por enquanto, julho convida a deambular no Jardim Gulbenkian e a experienciar Lugar Infinito, uma instalação que nos abriga e nos interpela com questões sobre as múltiplas identidades de um país e os lugares que ocupamos, fazemos e desejamos. A obra foi criada por 142 crianças em conjunto com o artista residente Fidel Évora (Cidade da Praia, 1984).

Neste mês, anunciamos também os projetos selecionados para as residências artísticas do Bauhaus of the Seas Sails. É com muito entusiasmo que acolhemos Rain Wu, Francisca Rocha Gonçalves e o coletivo Fahrenheit 180 que, entre setembro e dezembro, estarão na bio-região do rio Tejo, entre Lisboa e Oeiras.
 

Eventos e atividades

 
 

Obra Participativa
Lugar Infinito
Até 16 jul, Jardim Gulbenkian, Entrada livre


Continua em exposição no Jardim Gulbenkian a obra participativa Lugar Infinito, uma instalação site-specific concebida como um novo lugar de encontro e comunhão.
 

Ciclo de Filmes
CAM em Movimento: «Não se vê ali nada» 
Até 9 set, Jardim Gulbenkian, Entrada livre


Até dia 5 de agosto, apresentamos Metamorfose de António Palolo, vídeo da Coleção do CAM, e três filmes de Francisco Novais. Estes trabalhos utilizam e juntam diferentes recursos visuais e sonoros preexistentes e pertencentes a heranças globais.
 
 

Ler, ver, ouvir

 

Notícia

Projetos vencedores das residências artísticas «Bauhaus of the Seas Sails»


Já foram selecionados os projetos para as residências Bauhaus of the Seas Sails.

A seleção foi feita por um júri que incluiu representantes das instituições parceiras do projeto e especialistas, nacionais e internacionais, nas várias áreas de conhecimento que se relacionam com as propostas.

Ler notícia
 

Notícia

Maja Escher será a artista residente do projeto «Lugar» 2024/2025


A próxima edição do Lugar contará com Maja Escher (Santiago do Cacém, 1990) como artista residente.

Em conjunto com estudantes dos 3º e 4º anos, a artista desenvolverá um trabalho que incidirá sobre a ideia de ecologia das relações e fabulação de futuros férteis, assente na interconectividade e interdependência entre espécies.

Ler notícia
 

Entrevista

«A crise climática só pode ser enfrentada a partir de uma multiplicidade de pontos de vista»


Depois da sua passagem pela Fundação Gulbenkian enquanto convidado do programa do CAM Instituições Culturais em Mudança, falámos com o curador Hicham Khalidi, diretor da Jan Van Eyck Academie em Maastricht.

Ler entrevista
 

Entrevista

«As instituições devem, de certa forma, refletir o progresso»


Ainda no contexto do programa Instituições Culturais em Mudança, a curadora e educadora Sepake Angiama partilha a sua visão e a sua experiência sobre novos modelos institucionais.

Ouvir entrevista
 

Open call

Residência artística do projeto "Affective Ecologies" 


Estão abertas, até dia 18 de julho, as candidaturas para uma residência artística promovida pelo Hangar em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. A residência convida artistas visuais a refletir sobre sustentabilidade e comunidade, tendo como inspiração as ideias de Amílcar Cabral.

Saber mais
 
Ler, ver, ouvir
 
 
 
 
GULBENKIAN.PT