AGRADECIMENTO - 12 de outubro de 2024 - Triplov INFO

Últimas

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

AGRADECIMENTO - 12 de outubro de 2024

16 de outubro de 2024

Queridos Amigos,

Segue em uma bela fotografia que mostra todos os oradores e ilustres (capa do livro) convidados, para o lançamento dos três livros: O LIVRO DE QUEM NOS QUER BEM - Prefácios e PosfáciosO ORÁCULO - Um Conto Para Quem Ousa Sonhar e TRANSPESSOAL-Consciência e Espiritualidade -  Potencialidades e Fenómenos da Consciência.

(não ficaram na fotografia, com bastante pena minha, o Sr.Tenente-Coronel da Cunha Roberto, a minha filha Maria e a minha madrinha Catarina Ventura).

Agradeço, penhorada, à Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, nas pessoas do Senhor  Presidente, Dr. Pedro Morais Soares, nosso anfitrião, que abriu a sessão e disponibilizou o espaço, do Dr. Noel Menezes, da Dra. Susana Meireles e da Filipa da área administrativa, todo o empenho, e carinho para que tudo corresse na perfeição. 


Foram, deste modo, oradores: A Autora dos livros, e, ademais,  João Aníbal Henriques - Historiador, Escritor e Investigador, meu amigo de longa data e meu antigo professor na Universidade Moderna, que me apresentou, como de costume,  com adjectivos que me sensibilizaram bastante e que escreveu a Biografia do meu Avô paterno, um dos homenageados d'O LIVRO DE QUEM NOS QUER BEM (não foi, tarefa fácil), um texto que retrata integralmente a imagem do meu Avô Mário Barros, que eu mal conheci, pois tinha apenas seis anos quando ele partiu. É que ao fazer um levantamento exaustivo sobre os meus avós, recorrendo às minhas lembranças, estórias contadas por tradição oral, escritos, e cheiros, conheço-os (avós), como se tivesse privado com eles uma Vida inteira; António Cândido Franco - Escritor, Investigador e Professor Universitário na Universidade de Évora, que esteve presente, com a sua bela esposa Mara Rosa, realizadora e iluminista e que nos falou, do  Coração, sobre o seu grande Amigo Jorge Telles de Menezes, escrevendo, Cândido Franco o Prefácio do meu livro, um texto cheio de  sensibilidade; Poeta Paulo Jorge Brito e Abreu, também ele escritor e grande Amigo do Jorge, um dos autores da sua biografia, e que tem orientado a minha escrita e por último e não menos importante o Rui Mário, Actor e Encenador do Teatro TapaFuros,  um dos autores da sua biografia e grande Amigo do Jorge, que lhe deu casa, pão e carinho, quando ele mais precisou, tendo partilhado connosco momentos íntimos, fazendo-nos sentir como se estivéssemos lá.

O ORÁCULO - Um Conto Para Quem Ousa Sonhar é um livro, cheio de sensibilidade e magia. Inspirei-me  no escritor Henry Miller, que escreveu a sua autobiografia ficcionada, este conto foi escrito durante uma das minhas muitas  viagens de camioneta da Malveira a Lisboa, acontecendo o mesmo com os desenhos a carvão. Posso assegurar-vos que este Conto é a minha cara. Conta com a coautoria da minha filha Maria, com o seu belíssimo poema, dedicado a Jorge Telles de Menezes.
O poema foi declamado pela Catarina Ventura, minha amiga de longa data e nossa madrinha de casamento, por quem o Jorge nutria um grande carinho.
Este Poema é a terceira vez que é declamado em público, a primeira vez no velório do Jorge, pela belíssima voz de diseur de Rui Mário e a segunda, por mim aquando do descerramento da estátua do Jorge no Parque da Liberdade, em Sintra, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Basílio Horta, no dia 29 de junho de 2019.

Em virtude de não ser de todo possível ao João Rodil, historiador e belíssimo contador de estórias de Sintra, que sempre nos encantam, e nos fazem viajar... não conseguir estar presente, neste dia tão cheio de significado para ele, enviou-me esta bela mensagem, cheia de carinho e pesar, que eu li, no dia do lançamento e que hoje partilho convosco. O João Rodil foi um grande Amigo do Jorge e isso é visível nos Prefácios e Posfácios patentes nos seus livros.

Partilho também a mensagem do filósofo Rui Lopo, que ao não poder estar presente, me agraciou com um belíssimo email.

Por último, e apesar de ter sido o primeiro livro desta lavra, TRANSPESSOAL-Consciência e Espiritualidade - Potencialidades e Fenómenos da Consciência, é a minha monografia do Curso de Psicologia Transpessoal, uma escola onde encontrei pessoas com a mesma forma de pensar e com os mesmos interesses. 
Estiveram presentes, como oradores, Mário Simões, Médico Psiquiatra e Professor Jubilado de Psiquiatria e Ciências da Consciência da Faculdade de Medicina, meu amigo e antigo professor, que explicou com graça e naturalidade, como já é seu hábito, o que é a Psicologia Transpessoal, essa Transpessoalidade que nos  une, e aduna, e que foi o prefaciador da primeira edição, o segundo prefácio é da autoria de Vera Saldanha, que também quisera estar presente em videoconferência, mas tal não foi possível. Sendo, Vera Saldanha, Psicóloga Transpessoal de renome e escritora, no País Irmão. Foi ainda orador deste livro o Poeta Paulo Jorge Brito e Abreu, autor do posfácio e de algumas (muitas) palavras sobre o Transpessoal, que foram do agrado de Mário Simões, ou não falassem eles a mesma linguagem.

Vieram ilustres de lugares longínquos, alguns de carro, outros de comboio, mas todos quiseram dar-me o seu apoio, acalanto e carinho.
Mário Simões, quase fez uma direta, pois esteve numa apresentação sua, até bastante tarde, na Figueira da Foz, na noite anterior.


Agradeço igualmente à Câmara Municipal de Cascais, na pessoa do Sr.  Presidente, Dr. Carlos Carreiras, o patrocínio d'O LIVRO DE QUEM NOS QUER BEM.

E à Câmara Municipal de Sintra, na pessoa do Sr. Presidente, Dr. Basílio Horta, a oferta de uns quantos exemplares da última Obra do Jorge, O Tempo de Um Suspiro, patrocinado por a mesma.

E por último à Gráfica Lobão, todo o empenho, carinho e paciência que têm tido comigo ao longo destes anos.

Algumas pessoas se reencontraram, muito tempo passado e trocaram, por isso, contatos.

Foi uma tarde mágica. Gratidão.
Abraço-vos com carinho,

Maria da Conceição