10 de dezembro de 2024, 15h00 (GMT)
Evento em formato digital
O catolicismo e o feminismo são frequentemente entendidos como incompatíveis. De facto, nos espaços sob influência da Igreja Católica, existe uma forte tradição de invocação da religião para justificar e perpetuar a submissão das mulheres e a sua remissão ao espaço privado. A doutrina católica, particularmente a tese da complementaridade dos sexos, continua a servir para contestar legislação e iniciativas pela igualdade de género tão caras às agendas feministas. Não é incomum encontrarmos menções depreciativas relativamente aos feminismos nos documentos do Vaticano e nos discursos de membros da Igreja Católica.
Este webinar do Policredos tem como convidadas Ana Nunes de Almeida e Teresa Toldy, intelectuais portuguesas que se notabilizaram pelo seu trabalho científico nas áreas da infância e família (Nunes de Almeida) e nas teologias feministas (Toldy) e que se apresentam publicamente como católicas e feministas. A conversa irá versar sobre como, ao longo dos seus percursos cívicos e científicos, a fé e a formação católicas têm interagido com as convicções e ações feministas. Será abordado o papel importante destas investigadoras em debates nacionais de grande projeção, como, por exemplo, a questão dos abusos sexuais de crianças na Igreja Católica. Ana Nunes de Almeida integrou a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa e Teresa Toldy teve uma significativa presença mediática enquanto católica a seguir à apresentação do relatório. Esta conversa será também uma ocasião para discutir os desafios que se colocam à Igreja Católica e aos feminismos na sociedade portuguesa.
Conversa com Ana Nunes de Almeida e Teresa Toldy, moderada por Júlia Garraio e Luciane Lucas dos Santos
Notas biográficas
Ana Nunes de Almeida, socióloga, investigadora coordenadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde foi Presidente do Conselho Científico (2014-2023). Desenvolveu investigação nas áreas da família e trabalho feminino, fecundidade, escola, crianças e infância. Em Dezembro de 2021, foi convidada por P Strecht para integrar a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja (1950-2022), sendo um dos autores do Relatório Dar Voz ao Silêncio (2023).
Teresa Toldy, teóloga, professora catedrática da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, onde leciona Ética. Foi investigadora do CES, onde trabalhou com Júlia Garraio e Luciane Lucas Santos na coordenação do Grupo de Trabalho Policredos. Atualmente é investigadora do CITCEM (Faculdade de Letras do Porto). Publica na área das teologias feministas e da relação entre género e política. Coordenou, juntamente com Alberta Giorgi e Júlia Garraio, Religion, Gender and Populism in the Mediterranean (Routledge, 2024).
______________________
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/87919019824 | ID: 879 1901 9824 | Senha: 413442
Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.
As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.