Queridos amigos,
No último dia 10 de Fevereiro dei uma conferência no Palácio das Galveias em Lisboa. Ela foi feita no âmbito das actividades do Grupo Fact Finders, a convite, produzido e dirigido pela muito querida amiga, a filóloga Margarida Monteiro Ruas, mestre e doutora em Ciências da Comunicação, fundadora do Museu da Água em Lisboa. A presidente do Grupo Fact Finders - que reúne Embaixatrizes, Embaixadores e pessoal diplomático em Portugal - é a Embaixatriz cipriota Despina Christodoulidou.
A conferência girou em torno do surgimento da ideia de "indivíduo" na Antiguidade Clássica, da gradual e rápida dissolução desse conceito no início do século XXI, e o impacte no mundo contemporâneo.
Penso que essa conferência ilumina, de alguma forma, muitos conflitos que assistimos hoje.
Tudo foi muito rápido, o número de pessoas admitidas no Palácio das Galveias era muito restrito de forma que não tive possibilidade de enviar convites, pelo que peço mil desculpas. Tratou-se de uma sessão privada e estou considerando a possibilidade de refazer a conferência em Portugal, naturalmente se houver interesse.
O texto da conferência Indivíduo - a Metamorfose do Planeta, está em cinco línguas, em acesso gratuito, na academia.edu - plataforma que reúne hoje cerca de 270 milhões de académicos em todo o mundo.
Para a ter acesso gratuito ao texto, basta ir a
https://emanuelpimenta.academia.edu/research#papers
Espero que gostem...
Tudo de melhor a todos,
Emanuel