A morte da água - Triplov INFO

Últimas

quinta-feira, 2 de março de 2023

A morte da água


Assine a petição
O Nilo, o Ganges, o Amazonas, o Reno… Os maiores rios da Terra, essenciais para a sobrevivência da humanidade, estão obstruídos por represas, esgoto, produtos químicos tóxicos e plásticos sem fim. Mas em semanas, governos globais podem decidir iniciar o maior esforço de proteção da água da história! Vamos colocar pressão em países chave com um milhão de vozes antes que os grandes poluidores inviabilizem o plano.
Assine a petição
Queridos amigos e amigas,
Os rios da Terra estão morrendo – e isso significa que nós também estamos. 

Especialistas dizem que, a menos que façamos algo agora, em apenas dois anos, dois terços da população mundial pode ter dificuldades para ter água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas. Isso afetará bilhões de pessoas! Precisamos de uma ação global urgente para mudar esse cenário – e, neste momento, temos uma chance de conseguir isso!

Países estão prestes a se reunir para a primeira Conferência da ONU sobre a Água em quase 50 anos para considerar planos ousados para recuperar os rios do mundo, que estão morrendo, e garantir o acesso à água para todos como um direito fundamental, e não como uma fonte de lucro. Fontes internas afirmam que, se houver pressão pública suficiente, poderemos garantir uma proteção sem precedentes para os rios e a água. Mas governos mais atrasados e grandes corporações vão resistir para tentar impedir a ação!

Então vamos criar uma enorme onda de apoio público à água da Terra e fazer ouvir as vozes de pessoas no mundo todo, em um apelo para que nossos preciosos lagos, rios e recursos de água doce sejam salvos enquanto ainda é possível!
É agora ou nunca. Rios, lagos e aquíferos, essenciais aos grandes ciclos da água doce que nos mantêm vivos, são sufocados por barragens, lixo, produtos químicos e pela poluição. Corporações de transgênicos, grupos de mineração, agricultura industrial e plásticos descartáveis estão entre os culpados. É hora de lutar contra os interesses corporativos descontrolados que pressionam nossos rios.

No último mês de dezembro, os líderes mundiais prometeram proteger pelo menos 30% do planeta até 2030. Embora esse seja um progresso importante, a ciência é clara: precisamos ir além e proteger pelo menos metade da Terra, para que nossos rios, lagos e pântanos tenham chance de sobreviver..

Após este acordo decisivo, foi convocada uma conferência histórica da ONU sobre a água para dar início a um período crucial de negociações. Os defensores da água e os países participantes lutarão para garantir os compromissos e os fundos necessários para dar início à mais significativa restauração dos recursos de água doce na história da humanidade.

Devemos agir antes que seja tarde demais! Todas as pessoas na Terra dependem da água doce para sobreviver. Junte-se a este apelo global para proteger os ecossistemas de água doce da Terra e compartilhe-o com todos – ele será entregue em mãos durante as conversas!
A luta para proteger os direitos das pessoas e a natureza dos interesses gananciosos das corporações poluidoras e das grandes petrolíferas é parte do DNA do nosso movimento. Milhões de nossos membros marcharam para exigir o compromisso mundial de limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC. Nós fizemos campanhas durante anos para proteger metade da Terra para que os ecossistemas pudessem se recuperar e prosperar. Agora vamos garantir que nosso movimento cumpra seu papel na preservação da água, a própria origem da vida.

Com esperança e determinação,

Patri, Miguel, Bieta, John, Diego, Luis e todo o time da Avaaz