Quem propõe uma frase sobre a destruição em curso do jardim informal de Contumil/VCI/Diogo Cão/Costa Cabral? - Triplov INFO

Últimas

terça-feira, 16 de abril de 2024

Quem propõe uma frase sobre a destruição em curso do jardim informal de Contumil/VCI/Diogo Cão/Costa Cabral?

image.png
6 de abril de 2024

Editorial

A CIDADE PERDEU MAIS UM JARDIM!
VENHA PARTICIPAR NO SÁBADO 25 DE MAIO ÀS 16:00
NUMA ASSEMBLEIA DE PESAR EM DEFESA DA CIDADE

O local não está ainda decidido mas será perto do «jardim informal», que no entanto durou mais de 35 anos sem que as autoridades municipais tenham querido preservá-lo definitivamente para os vizinhos, residentes e toda a cidade, onde era já tido como um dado adquirido. E onde permitiram a destruição da integridade do espaço vegetalizado ali existente, numa cidade, o Porto, onde, desde 1947, diminuíram drasticamente as áreas de vegetação arbórea, arbustiva e herbácea, esta última bem representada no «jardim» de que falamos, que vai perder grande parte dela.  

Envie-nos (contacto@campoaberto.pt) uma frase curta que exprima mágoa ou perda, e aponte para uma cidade que tenha finalmente em conta o bem-estar dos residentes mais que a acumulação indefinida de betão. Utilizaremos no local algumas dessas frases na nossa assembleia de 25 de maio, Dia Nacional dos Jardins. Celebrado pela primeira vez em 2023, esse DNJ foi instituído em homenagem a Gonçalo Ribeiro Teles, nascido precisamente em 25 de maio (de 1922), a quem devemos um pensamento e uma prática luminosas sobre o lugar da árvore e do jardim em meio urbano.

Em abril e até 30 de junho ainda pode
Apoiar a Campo Aberto: 5 por cento do seu IRS a custo zero

Nesta época do ano, o preenchimento e entrega de declarações de IRS é uma tarefa que cada cidadão tem pela frente. É também, desde há alguns anos, quando adquirimos esse direito, o momento em que muitos dos nossos amigos e simpatizantes atribuem à Campo Aberto a consignação de 0,5 por cento do seu imposto de IRS (e do IVA suportado).

A Campo Aberto não tem subsídios regulares e teve até hoje [sobretudo há uns 18 anos atrás, quando do equipamento da sua primeira sede], muito poucos subsídios ocasionais. Temos sobrevivido sobretudo graças às quotas dos nossos sócios, caso que julgamos raro no mundo associativo. Desde há cerca de 5 anos, pudemos candidatar-nos ao sistema de consignação de 0,5% através da Autoridade Tributária com base nos impostos pagos pelos cidadãos, o que veio possibilitar o prosseguimento de algumas atividades que, de outra forma, teriam sossobrado.

Se quiser de novo (ou pela primeira vez) atribuir esse montante à Campo Aberto, entre no Portal das Finanças e pesquise (lupa): Consignação 0,5 por cento, e chega lá de passo em passo. O NIF (NIPC) ou número de contribuinte da Campo Aberto é: 505 093 278.

As árvores, as aves, os rios, e outras montanhas, agradecem, pela parte que nos toca. E, claro, a Campo Aberto agradece também.


2004-amarel-sep-A-v1200.png

INFORMAÇÃO E LIGAÇÕES DE ASSOCIAÇÕES ECOAMBIENTAIS

Notícias de Março e atividades futuras

Portugal

Associação Natureza Portugal | WWF

GEOTA - Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente


LPN – Liga para a Proteção da Natureza





QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza




SPEA – Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves


Atividades


SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia



ZERO – Associação Sistemas Terrestres Sustentáveis






Atividades

2004-amarel-sep-B-v1200.png

2004-amarel-sep-A-v1200.png

Europa

Friends of the Earth Europe





Greenpeace
















2004-amarel-sep-C-v1200.png

OUTRAS NOTÍCIAS E REFLEXÕES