Voto, uma arma do povo - Triplov INFO

Últimas

terça-feira, 4 de junho de 2024

Voto, uma arma do povo

 

DOSE DIÁRIA

04.06.2024

 

Voto, uma arma do povo

Sim, é verdade, mas convém saber onde, como, e o que se pode (ou não) fazer, Esta é a Dose Diária de hoje: em 1940, Churchill afirmava que os britânicos lutariam nas praias, nos campos de aviação, nas ruas e nas colinas... e que nunca se renderiam!

Nestas questões de atos eleitorais, nunca é de mais ter à mão o modo de funcionamento de eleições como esta. Por isso, aqui fica um pequeno guia – é serviço público, sim, de nada.

Uma opinião a ter em conta quando faltam cinco dias para votarmos para o Parlamento Europeu, e alguns já votaram mas a maioria ainda não: como será o ‘day after’, que Europa iremos ter?

Da parte que nos toca, o ‘day after’ é o 10 de Junho, Dia de Portugal. Que este ano é comemorado de forma diferente: sem comissão organizadora e disperso pelos concelhos afetados pelo grande incêndio de Pedrógão em 2017.

Foram rápidos, os ucranianos: logo que receberam autorização do Ocidente para usar em território russo as armas que receberam, não se fizeram rogados e vai de disparar para lá da fronteira russa.

Por falar em armas, fazer calar as que ecoam na Faixa de Gaza parece uma miragem cada vez mais distante. Isso e voltar a encontrar com vida os reféns que ainda se encontram nas mãos do Hamas.

De volta às eleições europeias, há países onde a luta eleitoral não se limita à discussão de propostas. Pelo contrário, passa-se de imediato à troca de acusações e o confronto de ideias dá lugar à violência.

Cá pelo burgo, o verão traz consigo, na proporção direta, o risco acrescido de incêndios florestais. Ainda mais quando se dá como adquirido que os terrenos e as matas não foram bem limpos durante o inverno. E depois queixamo-nos...

Do lado da bola, a crónica de uma morte anunciada (é uma metáfora, evidentemente): Sérgio Conceição já não é o treinador do FC Porto. E, como se diz do lado de lá do Atlântico, ameaça botar a boca no trombone,

A Seleção Nacional recebe hoje às 19h45, em Alvalade, a Finlândia, no primeiro de três jogos de preparação para o Euro2024. CR7 e Pepe ainda não jogam, mas os restantes 24 estão prontos para o embate.

Até amanhã em mais uma Dose Diária.