Não aparece nas notícias - Triplov INFO

Últimas

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Não aparece nas notícias




Se algo não aparecer nos meios de comunicação social nem nas redes sociais, será que estará mesmo a acontecer?

A resposta é sim, e é por isso que te quero falar de Cabo Delgado, uma província no norte de Moçambique que, há já alguns anos, vive uma situação aterradora com milhares e milhares de vítimas. Chamamos-lhe "a emergência invisível".

Cabo Delgado

Tudo começou há mais de seis anos. Foi então que homens armados ligados a grupos terroristas atacaram um posto da Polícia e deram início a um conflito com as instituições que já fez mais de 6.000 mortos em todo o país, sabias? É por isso que lhe chamamos "a emergência invisível", pois ninguém fala do que está a acontecer.

A situação parecia ter acalmado no último ano, mas um novo ataque fez disparar todos os alertas humanitários: um dos países mais pobres de África e atingido pela crise climática está a viver uma violência sem precedentes que está a forçar milhares de pessoas a fugir das suas casas.

E, desta vez, Maria Estela, mais de metade dos novos deslocados são crianças. Os mais vulneráveis dos vulneráveis precisam de ajuda, e precisam-na já  >>


As equipas do ACNUR estão atualmente a fornecer artigos básicos de sobrevivência e alimentos, enquanto trabalham com instituições para reconstruir centros de saúde e escolas. Mas, embora o número de deslocados internos já tenha ultrapassado as 850.000 pessoas, a missão no terreno conta apenas com 41% do financiamento necessário para satisfazer as milhares de necessidades urgentes que devem ser cobertas. 

Assassinatos, raptos, violência sexual... Maria Estela, embora Moçambique não esteja nas notícias, o que estas pessoas inocentes têm visto e sofrido não tem precedentes em Moçambique. Precisam de ajuda, e é por isso que te pedimos que, com a quantia que puderes, te juntes à Portugal com ACNUR e apoies esta missão urgente.



Portugal com ACNUR
Rua Latino Coelho 87, 1050-134 Lisboa

Portugal com ACNUR, parceiro nacional da Agência da ONU para os Refugiados, tem como objetivo sensibilizar e angariar fundos para apoio aos programas de ajuda humanitária do ACNUR em mais de 135 países nas áreas de nutrição, cuidados médicos, água potável e saneamento, educação, abrigo e infraestruturas básicas, assistência jurídica e proteção internacional, entre outros.