De 11 a 17 de março, o órgão central do sistema nervoso vai ser o foco de várias iniciativas em todo o país. "Cérebro e Neurodiversidade" é o mote da edição deste ano, organizada pela Dana Alliance e coordenada em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Neurociências em colaboração com a Ciência Viva.
A abertura da Semana Internacional do Cérebro 2024, a 11 de março, acontece no Auditório Zulmira Simões da Escola de Medicina da Universidade do Minho, pelas 17.30. Nesta sessão de inauguração da iniciativa, especialistas abordam várias áreas ligadas à neurodiversidade, desde a Psiquiatria, passando pela Genética, até à Psicologia. A sessão terá transmissão online.
O Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva assinala a iniciativa com duas atividades dedicadas ao Dia Mundial do Sono. No dia 16 de março, às 16.00, o Auditório José Mariano Gago recebe uma mesa-redonda sobre a importância de um sono de qualidade e a sua relação com várias vertentes do nosso dia a dia. Do painel de debate fazem parte Laetitia Gaspar, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e da Associação Portuguesa do Sono (APS), Paula Pinto, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e da APS, Teresa Rebelo Pinto, da Clínica Teresa Rebelo Pinto, e Miguel Soares, da Câmara Municipal de Lisboa. No mesmo dia, o Átrio do Pavilhão recebe um hemisfério móvel, para a transmissão da série animada a 360º "Um bom sono sob as estrelas".
|