A Campo Aberto, conjuntamente com pessoas individuais e entidades coletivas, assinou e divulga uma Carta Aberta, dirigida ao Presidente da Câmara Municipal do Porto e aos membros da Assembleia Municipal, cujo texto pode ser visto no artigo na ligação que se indica adiante. Ela incide sobre os projetos de construção de um novo Bairro do Aleixo, já não para pobres, mas agora para os muito ricos.
Independentemente de questões técnicas e jurídicas, abordadas com minúcia na Carta Aberta, a nossa concordância incide antes de mais sobre a crítica feita à discussão pública que, como tantas vezes acontece por parte da administração oficial, limita-se a cumprir uma obrigação legal sem verdadeiramente querer ouvir os cidadãos, numa perspetiva meramente formal. Da carta aberta, citamos:
«Uma discussão pública desta sensibilidade pressupõe abertura e boa-fé na auscultação dos cidadãos. Os seus argumentos, as suas sugestões ou objecções fundadas, não podem ser simplesmente ignorados, sob pena de a discussão pública ser subvertida no seu propósito e se transformar numa farsa.»
Ver a Carta Aberta:
Campo Aberto - associação de defesa do ambiente
17 de dezembro de 2024