A nossa Constituição no seu art.º 65 sobre "Habitação e Urbanismo" diz que: "Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene, conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.
O Estado adotará uma política tendente a estabelecer um sistema de renda compatível com o rendimento familiar e de acesso à habitação própria.
Estimulará a construção privada, com subordinação ao interesse geral, e o acesso à habitação própria ou arrendada."
Sinopse
Nesta Ocidental Praia, que caracterizamos por Lusitana, foram estas premissas que desencadearam todas as situações caricatas que nesta estória têm lugar. Porque como em qualquer outro recanto do planeta, as pessoas, agrupam-se em casais, para viverem de forma convencional, pois necessitam de um lar, no sentido de lugar independente, onde pos sam dormir, discutir, amar e eventualmente procriar…Obviamente que os sem-abrigo por qualquer motivo já desistiram disso, e, não é deles que esta peça se ocupa. É dos outros. Daqueles que sendo trabalhadores de outrem, consigam o direito de alugar uma casa e não de a adquirir,
pois não têm essa possibilidade. Daqueles que sentem, na pele, nos ossos e porventura no sangue, a falta do que a sociedade moderna ainda necessita para exigir ajustamentos que permitam dar aos vivos a mesma importância que, alguns, vêm dando aos mortos.
E com o todo o nosso respeito, e uma enorme ponta de humor que nun ca fez mal a ninguém, mesmo que seja quase negro, é que aqui estamos para vos contar mais esta…
F i c h a T é c n i c a
Texto Original: "Praia Ocidentalar" - Autor: Eduardo Freitas
Título da Peça: Ocidental Praia
Imagem do Cartaz: João Santos
Concepção do Cartaz: Diogo Lencastre
Música: Paulo Cavaco
Coreografias e Guarda Roupa: Inês Nunes
Adaptação e Encenação: Luciano Barata
A c t o r e s
Maria J. Quaresma
Svetlana Manta
Paula Almeida
Rosa Dias
Sandra Pereira
Ebi Nangura
Íris Póvoa
João Santos
Diana Neves
Lídia Baptista
Luis Soeiro
Valter Soeiro
Telmo Póvoa
A 43ª Produção do Teatro Projéctor, "Ocidental Praia", de Eduardo de Freitas, com encenação de Luciano Barata, vai ter a sua estreia no sábado, no dia 25 de Março, pelas 21 horas e 30 m, no Auditório do Projécor.
Elsa Coelho